quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cambuquira

Como primeira receita, resolvi postar um refogado de cambuquira (broto da abóbora, foto abaixo.)


Este prato é (ou era) muito comum em Minas Gerais, terra onde meu avô paterno nasceu, de tanto o ouvir falar do sabor incomparável, resolvi testar a receita de família, é um pouco trabalhosa, mais garanto que seu sabor compensa todo o esforço, não se espante com a variedade mínima de ingredientes, eles são poucos mais combinados na medida certa apresentam um desempenho bastante satisfatório.

 Receita:

Ingredientes:
1 maço de cambuquira
1 cebola media picada
3 dentes de alho  picados
1 colher de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo

1.    Lave a cambuquira e “descasque-as” (foto abaixo), igual fazemos com brócolis e aspargos (com toda certeza essa é a parte mais trabalhosa e chatinha da receita).


2.    Corte a cambuquira em pedaços de aproximadamente 3 centímetros 


3.    Em uma panela (de preferência de ferro) doure a cebola e alho no azeite.


4.    Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescente a cambuquira aos poucos e mexendo sempre para que assim ela não solte água.


5.    Após colocar toda a cambuquira deixe-a cozinhando por cerca de 5 minutos, sem parar de mexer, ajuste o sal e o prato está pronto.


Tradicionalmente serve-se a cambuquira acompanhada de farinha de milho, mais ela também cai muito bem com arroz branco.


Eu optei pelo tradicional e não me arrependi.


10 comentários:

  1. Nossa que coisa boa essa receita, lembro-me de quando minha avó fazia na fazenda, boas recordações e sem dúvida é uma delicia valeu pela postagem. abraço - Paulo - Espirito Santo do Pinhal SP.

    ResponderExcluir
  2. sou filho de japones, mas me lembro muito da cambuquira, comia muito em mato grosso, feito por uma senhora , era uma delicia, não tinha coisa melhor de comer no garimpo, mas tambem me lembro de uma linguiça caseira de porco feita somente com pimenta malagueta não sei se a pimenta era curtida na pinga, ela era feita pelo açougueiro na cidade de guaranesia mg. saudades, quem souber da receita me informar www. tuyooka@hotmail.com. desde já agradeço tyo

    ResponderExcluir
  3. enquanto vc le ,parece que aroma das lembranças permeiam o texto,me vem a casa da vo la em alvarenga mg

    ResponderExcluir
  4. gilson rosa eu sou filho de japones mas comi muito no garimpo é uma delicia ate a flor no ovo batido é bom

    ResponderExcluir
  5. Nilton Balero-SP. Recordo-me da vida na zona rural. Cambuquira, um dos meus pratos preferidos, ainda mais quando junto com os ramos vão umas abobrinhas....huummm

    ResponderExcluir
  6. boa noite me lembrou a receita da cambuquira obrigado

    ResponderExcluir
  7. boa noite me lembrou a receita da cambuquira obrigado e o sres estão intimados a postar mais receitas e assuntos do cotidiano, o mundo precisa de um espaço onde possamos fazer amigos que com certeza serão sinceros desde já fica a ideia obrigado

    ResponderExcluir